quinta-feira, 28 de julho de 2016

CE tem média de 119 transplantes por mês em 2016

Em relação aos tecidos, a córnea foi a que resultou em mais procedimentos, 529 neste ano
Os mais recentes procedimentos concretizados no Ceará foram dois transplantes de coração realizados no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, o Hospital de Messejana, em Fortaleza ( FOTO: DANIEL ARAGÃO )
A espera por uma mudança de vida acabou para centenas de pessoas que foram submetidas aos 839 transplantes de órgãos e tecidos realizados no Ceará em 2016. O total equivale, até então, a uma média de 119 procedimentos feitos por mês e revela um elevado crescimento nos últimos dez anos no Estado. Em todo o ano de 2006, foram 446 transplantes concretizados, uma proporção média de 37 a cada mês.
O rim proveniente de um doador falecido foi o órgão sólido mais transplantado até agora, 124 vezes até o início desta semana, segundo dados da Central de Transplante do Ceará, seguido do fígado e do coração, respectivamente com 103 e 16 procedimentos realizados. Em relação aos tecidos, a córnea foi a mais transplantada, 529 vezes entre janeiro e julho deste ano. Em 2015, o Estado efetivou 1.433 transplantes.
Os mais recentes concretizados no Ceará foram dois transplantes de coração realizados no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, o Hospital de Messejana, ontem, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A doação dos órgãos foi feita na terça-feira (26), no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Um dos beneficiados é um aposentado de 68 anos que sofria de miocardiopatia hipertrófica e estava internado há três meses esperando o transplante. O outro paciente, de 60 anos, sofria de miocardia isquêmica e aguardava o procedimento há duas semanas. Ambos estão em situação estável e continuam sendo acompanhados pelo Hospital de Messejana.
Transporte
Para garantir a efetividade das doações, o transporte dos órgãos até Fortaleza foi viabilizado por meio de duas aeronaves asseguradas pelo governo do Estado, processo realizado pela Pasta desde o ano de 2008. Em 2015, o Estado liberou 43 vezes o uso de aeronaves para o transporte de órgãos e tecidos, de acordo com a Sesa. De janeiro desde ano até a última terça-feira (26), foram 21 voos.
dsa O transporte também pode ser feito por meio dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Em 2015, a FAB transportou 24 órgãos. Entre os anos de 2013 e 2015, foram 5.700 órgãos transportados em todo o País, inclusive com destino ao Ceará. Atualmente, 1.201 pessoas aguardam na fila de espera por um transplante de órgão.
A campanha "Doe de Coração", realizada pela Fundação Edson Queiroz desde 2003, é uma grande aliada no incentivo à doação voluntária de órgãos e tecidos no Estado.
Tradicionalmente realizado no mês de setembro, o movimento já recebeu o reconhecimento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e é promovido em hospitais, escolas, clínicas, no Sistema Verdes Mares, na Universidade de Fortaleza (Unifor) e em entidades diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário