sábado, 23 de julho de 2016

Material esterilizado é sinônimo de segurança

Para frequentadores de salões, a higiene das ferramentas usadas nas unhas é fundamental na escolha do espaço
Para evitar contaminação, o material deve estar esterilizado e a embalagem aberta na frente do cliente. A estudante de medicina veterinária Raquel Ellery utiliza os serviços de salão semanalmente e está atenta à higienização dos utensílios
Além de vacinada contra doenças infecto-contagiosas, a exemplo de hepatite B e C, a manicure precisa usar máscara, lixa e luvas descartáveis ( Fotos: Helene Santos )
Seja qual for o procedimento, o consumidor consciente está sempre em alerta ao optar por algum serviço realizado em estabelecimentos de beleza, especialmente quando o assunto é relacionado aos equipamentos utilizados por manicures.
De acordo com a coordenadora da Saúde e Vigilância Sanitária de Fortaleza, Ivna Cidrão, é por meio de utensílios perfurocortantes como alicates, tesouras e puxadores de metal, que o usuário fica vunerável à transmissão de micoses, hepatites B e C ou mesmo HIV.
A solução para excluir qualquer tipo de contaminação dessas doenças, segundo a especialista, é manter todo o material adequadamente esterilizado.
"Esse é o método pelo qual todas as formas de vida microbiana são destruídas. É possível acabar com as bactérias, os vírus e os fungos que apresentam riscos, desde os inofensivos aos mais resistentes", revela.
Conforme o manual "Postura profissional e normas técnicas", disponível no site do Sebrae, as técnicas de esterilização válidas em materiais de metal e aço inox utilizados por manicures, pedicures e podólogos devem ser em estufa ou autoclave.
Procedimento
O método mais seguro e recomendado pelo farmacêutico e consultor técnico de salão de beleza, Victor Freire é o realizado no autoclave. Nesse procedimento, o material deve estar devidamente limpo, higienizado com álcool gel a 70% e em embalagem apropriada.
Na sequência, deve ser colocado água destilada no compartimento. No autoclave, é acionado o ciclo correspondente a cada tipo de material. (inox, metal), mantendo assim, a temperatura e o tempo necessários para a eficácia da esterilização.
Na utilização do autoclave não é possível abrir o aparelho. Ao fim do ciclo, a porta destrava automaticamente.
"Por isso, que a esterilização realizada em autoclave é, definitivamente a mais eficiente, pois o profissional não consegue interromper seu procedimento caso necessite do alicate ou espátula com urgência para atender um cliente inesperado", diz o consultor do espaço de beleza Naugusto & Savia, Victor Augusto Freire.
Aparência e higiene pessoal - Dentre todas as normas exigidas pelos proprietários de salões de beleza de sua equipe de profissionais, os cuidados com a higiene pessoal é um item indispensável.
Usar sempre roupas limpas, de preferência de cores claras, dá a impressão de limpeza impecável, cabelos penteados, manter as mãos muito bem lavadas, antes e depois de trabalhar nas unhas de um cliente, evita a contaminação.
Também é importante o uso de luvas, máscaras e materiais descartáveis, como lixas e palitos. A higienização dos utensílios de trabalho das manicures deve ser feita com água e sabão ou detergentes. "O álcool gel a 70% é bastante recomendado para a antissepsia dos equipamentos", destaca.
Após o uso do material, o farmacêutico e consultor indica a esterilização imediata. Na autoclave, os utensílios devem permanecer por 1h a uma temperatura de 121ºC a 137ºC.
Atenção
Todo cuidado é pouco na hora de retirar a cutícula. Quando a pele é muito fina, é preferível não retirá-la para evitar ferimentos. É ainda importante o uso de toalhas limpas. "Os protetores das bacias são de plásticos e de uso único", ressalta Victor Augusto Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário