domingo, 19 de julho de 2009

Brasil só produzirá vacina contra gripe A em 2010

A vacina para combater a influenza A (H1N1) no Brasil só será produzida pelo Instituto Butantã a partir de 2010. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, negou que a ausência de uma vacina ainda para este ano se deva ao fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não ter enviado a cepa do vírus ao Butantã.
"A vacina não servirá agora, mas esse não é um problema grave"A vacina, segundo Guimarães, irá combater uma "eventual segunda onda" da pandemia no Brasil, prevista pelo ministério para o próximo inverno. "A vacina não servirá agora, mas esse não é um problema grave", avaliou.
Brasil já teve 15 mortes confirmadasO secretário reforçou que as pessoas que apresentam sintomas gripais devem se precaver procurando atendimento médico em postos de saúde e ambulatórios. "Apenas os que tiverem um agravamento [do quadro clínico] serão encaminhados para hospitais de referência", disse.
O Brasil já teve 15 mortes confirmadas e registra 1.175 casos. O Ministério da Saúde está divulgando boletins estatísticos apenas às quartas-feiras.
GRIPE SUÍNA NO CEARÁ
14 casos pelo vírus Influenza A (H1N1) confirmados no Ceará
15 casos já foram descartados até o momento
13 pacientes com suspeita da nova gripe continuam sendo monitorados
Idades dos 14 casos confirmados: 1 tem 5 anos1 tem 9 anos1 tem 11 anos9 têm entre 18 e 30 anos1 tem 38 anos1 tem 56 anos
A Prefeitura de Fortaleza lançou um serviço chamado Disque Influenza A. Através do número 0800.280.0808, a população pode comunicar possíveis casos da doença e buscar informações sobre os sintomas da nova gripe, formas de prevenção, conduta em caso de suspeita e áreas consideradas de risco.
O QUE FAZER PARA EVITAR O CONTÁGIOO CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso;
Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos;
Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo;
Evite contato próximo com pessoas doentes;
Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário