sexta-feira, 15 de outubro de 2010

OMS quer controlar até 2015 doenças tropicais

A Organização Mundial da Saúde quer controlar as doenças tropicais até 2015, revertendo décadas de abandono na pesquisa de problemas que matam 534 mil pessoas por ano. Ontem, no lançamento da nova estratégia, o Brasil alertou a OMS de que doações de remédios de multinacionais não resolverão o problema.
Para a diretora da OMS, Margaret Chan, desde meados do século 20 "a indústria esteve pouco inclinada a investir em novos produtos contra essas doenças ligadas a populações pobres, que não têm como pagar."
A entidade pretende lidar com 17 doenças consideradas negligenciadas, iniciando uma campanha com entidades internacionais, governos e grandes empresas para que desenvolvam tratamentos.
Outra meta é criar condições de investimentos para mecanismos de diagnóstico dessas doenças. Alguns dos instrumentos foram descobertos na primeira metade do século 20 e até hoje não houve novas descobertas.
Para a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo, a OMS precisará desenvolver uma estratégia para reduzir os preços desses remédios. A diplomata pede mecanismos financeiros para estimular a pesquisa nessas áreas negligenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário