sábado, 23 de outubro de 2010

Cientistas descobrem marcador genético de tumores cancerosos

Cientistas americanos e franceses anunciaram na quarta-feira (20) a descoberta de um marcador genético presente em pelo menos 11 tipos de tumores cancerosos, o que poderia desencadear a implementação de novos exames e tratamentos para a doença.
Pesquisadores da Escola de Medicina Monte Sinai, dos EUA, e do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, da França, afirmaram ter descoberto o receptor do hormônio folículo estimulante (FSH) em mais de 1.300 pacientes com câncer.
No estudo, descobriu-se que o FSH, originalmente encontrado apenas nos órgãos reprodutivos humanos, está presente em células dos vasos sanguíneos de todos os tumores pesquisados, independente do tipo ou do estágio de crescimento.
"Este novo marcador tumoral pode ser usado para melhorar a detecção do câncer. Contrastes que se ligam ao novo marcador poderiam ser injetados no sistema vascular, tornando visíveis tumores iniciais situados em qualquer parte do corpo", explicou o chefe da pesquisa, doutor Aurelian Radu, da Escola Monte Sinai.
Os cientistas reforçaram que são necessários testes complementares para confirmar suas descobertas e descobrir se o marcador está presente em tumores relacionados com outros tipos de câncer.
Mas disseram que a descoberta é "muito promissora" e poderia "resultar em um novo objetivo de diagnóstico ou de tratamento para detectar o câncer no início ou deter seu desenvolvimento".
Na pesquisa, que será publicada na edição desta quinta-feira do "New England Journal of Medicine", foram avaliadas amostras de tecido dos tumores de 1.336 pacientes com 11 tipos de câncer: próstata, mama, cólon, pâncreas, bexiga, rins, pulmões, fígado, estômago, testículos e ovários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário