sábado, 27 de junho de 2009

Adolescente do RS com gripe suína apresenta melhora, mas segue em estado grave

A estudante de 14 anos diagnosticada no início desta semana com gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)--, de São Gabriel (RS), apresenta uma "progressiva e significativa" melhora em seu estado de saúde, segundo boletim divulgado neste sábado pelo HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), onde ela está internada.
Apesar da melhora, ela segue internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e respira com a ajuda de equipamentos. De acordo com o hospital, ainda não há previsão para que a estudante deixe de respirar por equipamentos, apesar da "redução gradual da necessidade destes aparelhos".
A adolescente está no hospital desde o dia 21, e contraiu a doença após uma viagem a Buenos Aires, na Argentina.
Segundo o Ministério da Saúde, dos 591 casos da doença no país, 35 são no Rio Grande do Sul --sendo que além da estudante, há outro paciente internado no Estado, informou a pasta.
Morte
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul informou, no final da tarde deste sábado, que exames preliminares indicam não haver evidências de que o engenheiro americano morto em Montenegro (RS) estivesse com gripe suína --a chamada gripe A (H1N1). Entretanto, os resultados dos exames oficiais só devem ficar prontos neste domingo (28).
Caso seja confirmada a contaminação por gripe suína, esta seria a primeira morte causada pelo vírus registrada no Brasil.
Segundo nota emitida pela pasta, ele morreu na noite de sexta-feira (26) depois de entrar em coma. O engenheiro mecânico de 59 anos chegou a trabalho no Estado no dia 21 e foi internado no hospital de Montenegro na última quarta-feira (24).
De acordo com a secretaria, o quadro clínico e a coleta de material indicam que ele tenha morrido em decorrência um problema bacteriano, e não do vírus da Influenza A (H1N1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário