quinta-feira, 4 de junho de 2009

PF prende 23 por tráfico de remédios para emagrecimento em SP e MG


A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira 23 pessoas suspeitas de envolvimento com um esquema de tráfico de remédios para emagrecimento. Esses medicamentos são de uso controlado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As prisões ocorreram em Minas e em São Paulo.
Outros dois mandados de prisão ainda não tinham sido cumpridos até o fim da tarde de hoje. Os suspeitos serão indiciados por tráfico, associação ao tráfico e falsificação de documentos.
O grupo, segundo a PF, agia havia pelo menos dez anos, com a participação direta de farmacêuticos e de pelo menos um médico, que produziam e distribuíam os medicamentos dentro e fora do Brasil. No exterior, os principais centros de distribuição das drogas eram os Estados Unidos e Portugal.
Segundo a PF, os medicamentos eram enviados por correio ou transportados por meio de "mulas" em voos comerciais. A principal substância usada pelo grupo na fabricação desses medicamentos era o femproporex, considerado pela Anvisa como "psicotrópico anorexígeno". A substância, da classe das anfetaminas, é usada como inibidor de apetite.
Ainda de acordo com a PF em Minas, a fabricação dos medicamentos era concentrada na região do Vale do Aço mineiro. Eram produzidos entre 30 mil a 40 mil comprimidos por mês. Em território nacional, segundo a polícia, cada fórmula (ou 60 comprimidos, dois por dia) era vendida por R$ 100.
Nordeste
No Maranhão, a PF descobriu um depósito clandestino com milhares de medicamentos contrabandeados, falsos ou de comercialização proibida no Brasil. Nesta ação --que não tem relação com a deflagrada em Minas e São Paulo-- mais cinco pessoas foram presas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário