terça-feira, 23 de junho de 2009

Ministério da Saúde recomenda adiar viagens para Argentina e Chile devido à gripe suína

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou na tarde desta terça-feira, durante a inauguração de um novo prédio do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína --gripe A (H1N1)--, entre eles Argentina e Chile. Mais cedo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo recomendou que viagens para a América do Sul sejam evitadas. Segundo o ministro, uma nota técnica será publicada no "Diário Oficial da União" com a recomendação, que é feita devido ao aumento significativo de casos no país. Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Saúde confirmou 240 pessoas contaminadas pela doença.
"A medida que São Paulo tomou foi de comum acordo com o Ministério da Saúde. Além das medidas já anunciadas, iremos informar ainda hoje medidas adicionais", disse Temporão.
O ministro ressaltou que a medida se trata de uma recomendação e não de uma determinação, pois o governo não pode proibir a circulação de pessoas, já que não há uma determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o assunto.
De acordo com o ministro, a recomendação vale apara todos os brasileiros, em especial para mulheres grávidas e pessoas imunodeprimidas (pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo), crianças menores de dois anos e idosos com 60 anos ou mais.
Para Temporão, o aumento do número de casos no país ocorreu porque muitos resultados do exate que constata a doença ficaram prontos agora. O ministro disse que a preocupação do governo atualmente é com as férias de julho, quando a circulação de pessoas é maior. O ministro disse que as recomendações feitas pela Vigilância Sanitária não mudam e o monitoramento terá continuidade.
A evolução no número de casos, segundo o ministro, já era esperada e demonstra a eficácia do sistema epidemiológico e de controle de doenças.
A gripe suína, afirmou o ministro, não é autossustentável pois todos os casos demonstraram vínculo epidemiológico. "Se tratam de pessoas que foram contaminadas por outras que contraíram a doença fora do Brasil", disse o ministro.
São Paulo
Um balanço da Secretaria da Saúde de São Paulo aponta que 40% de 116 casos de gripe suína registrados no Estado até ontem (22) foram de pacientes que se infectaram durante viagem para a Argentina. Outros 15,5% dos pacientes contraíram a doença nos Estados Unidos. Outros 5,1% foram contaminados no Chile e 2,5% no Canadá. Os demais países apontados como locais prováveis de infecção foram França, Inglaterra, México e Uruguai.
De ontem para esta terça-feira, a secretaria paulista registrou mais 33 casos da doença, que oficialmente ainda não foram contabilizados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o estudo da secretaria, a idade média dos pacientes contaminados é de 27 anos, e a faixa etária predominante é entre 21 e 30 anos, o que representa 31% dos casos, seguida pela faixa de 31 a 40 anos, que respondeu por 15,5% do total. Do total de casos confirmados, 54,3% são do sexo masculino.
São Gabriel
O ministro da Saúde disse que a decisão da prefeitura de São Gabriel (329 km de Porto Alegre) foi isolada e sem recomendação do governo federal ou estadual. A administração da cidade gaúcha decretou situação de emergência devido à suspeita de que 18 moradores do município estão contaminados com a doença.
"A decisão do prefeito é contra a orientação do governo do Estado", disse Temporão, que ressaltou que a prefeitura tem autonomia para esse tipo de medida, porém, ele disse esperar que a situação de emergência seja revogada.
Portos e aeroportos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou ontem novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o país, devido ao aumento do número de casos da gripe suína em países vizinhos.
Como parte das medidas de vigilância está a adoção de um documento --Declaração de Saúde do Viajante-- que todos os passageiros serão obrigados apresentar para entrar no Brasil. Cerca de 500 mil formulários já foram impressos e estão sendo distribuídos.
Segundo o Ministério da Saúde, as companhias aéreas também serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros no momento da chegada do avião. O órgão também afirmou que funcionários estão sendo remanejados para fortalecer a fiscalização nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo).
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário