quinta-feira, 25 de junho de 2009

Brasil tem 452 casos de gripe H1N1; dois seguem internados no RS

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira 53 novos casos de gripe H1N1, o que eleva para 452 o total de infectados pela nova doença no país.Os novos casos estão em São Paulo (31), Rio Grande do Sul (11), Minas Gerais (6), Rio de Janeiro (2), Ceará (1), Distrito Federal (1) e Goiás (1). Dois pacientes seguem internados em estado grave no Rio Grande do Sul.Em Santa Maria, é grave o estado de saúde de uma menina internada na UTI do Hospital Universitário. A paciente é do município de São Gabriel, que decretou estado de emergência na segunda-feira após o surto da doença na cidade.
Outro paciente, de 29 anos, do município de Erechim, está internado na UTI de um hospital em Passo Fundo desde segunda-feira, e seu quadro também é considerado grave. Ambos foram contaminados no exterior, disse o ministério em nota.
No Paraná, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) suspendeu suas aulas até segunda-feira, como medida preventiva, após uma estudante infectada pelo vírus ter entrado em contato com funcionários e alunos da universidade, afirmou a instituição em nota.
Escolas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também optaram por interromper suas atividades após a confirmação de casos da nova gripe, afetando mais de 10 mil estudantes.
O ministério reiterou o alerta feito na terça-feira pelo ministro José Gomes Temporão para que crianças, idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa não viajem para países com transmissão sustentada do vírus.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina são considerados os países com transmissão sustentada da doença.
"Ressaltamos que não há proibição nem restrição de trânsito de pessoas entre o Brasil e esses países", disse o comunicado. "A recomendação é uma medida adicional de prevenção."
A OMS declarou nesta quinta-feira que o vírus H1N1 permanece estável e que não há sinais de que esteja se combinando com outros vírus influenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário