quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Após 70 dias, vítima da gripe suína recebe alta em MG

BELO HORIZONTE - Depois de 70 dias de tratamento, teve alta hoje, em Belo Horizonte, o analista de sistema Rodrigo Novelli, de 27 anos, apontado como o paciente que até o momento ficou mais tempo internado por causa da gripe suína em todo o País. Durante 45 dias ele ficou isolado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na maior parte do tempo, Rodrigo permaneceu inconsciente, respirava com ajuda de aparelhos e seu estado era anunciado como gravíssimo nos boletins diários do HC.O analista de sistema foi internado com sintomas da Influenza A (H1N1) no dia 29 de junho junto com a mulher, Isabel. Ela não desenvolveu os sintomas da doença e uma semana depois recebeu alta. O casal completava no dia seis meses de casamento. O estado de saúde de Rodrigo, contudo, se agravou. Ele enfrentou pneumonias viral e bacteriana, um quadro de insuficiência renal e infecção generalizada. Paraná - A Secretaria de Saúde do Paraná informou que, até o momento, 217 pessoas morreram em decorrência da gripe suína no Estado. Segundo boletim epidemiológico, o Paraná tem 6.889 casos confirmados da doença. O maior número de óbitos foram registrados em Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, na tarde desta quarta-feira (9), quatro novas mortes por gripe A H1N1 no Paraná. Com os novos óbitos, sobe para 217 o total de mortos pela nova gripe. Segundo o boletim da Sesa, 6.889 pessoas foram contaminadas pelo vírus em todo estado, sendo 357 gestantes.
As quatro últimas mortes confirmadas ocorreram nas regionais de saúde de Curitiba, Cascavel, Umuarama e Cianorte. A região de metropolitana concentra 34% do total de óbitos no estado, são 75 no total. Na sequência aparecem as regionais de Cascavel (20), Foz do Iguaçu (18), Maringá (15) e Toledo (11).
Curitiba também é a região com maior número de infectados, registrando quase metade de todos os casos de gripe A do Paraná, com 3.232 pessoas contaminadas. Cascavel (473), Cornélio Procópio (441), Francisco Beltrão (383) e Londrina (354) vêm em seguida.
Das 217 vítimas fatais, 56% eram mulheres e 44%, homens. Quanto à faixa etária, 63,1% dos mortos tinham entre 20 e 49 anos, e 19,4% entre 50 e 59 anos. As mortes ocorreram entre os dias 14 de julho e 05 de setembro. Segundo a Sesa, 2.514 casos suspeitos foram descartados.
Fatores de risco
A Sesa também divulgou a análise epidemiológica dos casos de gripe A. No estudo, a secretaria usa os dados do boletim do dia 07 de setembro, quando o número de mortes era de 213. Pela análise, quase metade das pessoas que morreram pela nova gripe não tinham fatores de risco.
Dos mortos, 38 tinham doença metabólica crônica, 22 eram fumantes, 22 tinham pneumopatia crônica, 19 cardiopatia crônica, 16 eram gestantes, 15 imunodeprimido, 4 tinham hemoglobinopatia, 3 doença renal crônica e 40 apresentavam outros fatores. Outros 104 mortos pela gripe não tinham nenhum fator de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário