terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sorriso amarelo nunca mais

Tratamentos de canal, tabagismo, traumatismo e uso de antibióticos são algumas das causas de manchas e escurecimento dos dentes. Mesmo quem escova, passa fio dental e faz tudo certinho, também não está livre do problema. Quer ver? Experimente colocar um papel ou um tecido branco perto da sua boca...
O fato é que muitos alimentos que consumimos possuem corantes, que acabam manchando os dentes com o tempo. Entre os exemplos mais comuns estão o café, chás, vinho tinto e a coca-cola.
O jeito é apelar mesmo para o clareamento, que hoje em dia conta com técnicas cada vez mais modernas, simples e acessíveis.
Em casa-Produtos que prometem clarear os dentes são encontrados aos milhares por aí, inclusive nos supermercados. Não se anime! A opinião dos dentistas é unânime e nada positiva. Eles podem acabar gerando irritações ou lesões em contato contínuo com a gengiva.
Mas existe uma versão de clareamento caseira permitida, desde que seja acompanhada por um profissional. Primeiro o dentista faz um molde com gesso da arcada dentária do paciente e manda confeccionar uma placa de acetato, chamada de moldeira. Toda noite, a pessoa deve aplicar um gel a base de peróxido de carbamida na moldeira e dormir com ela. Feita sob medida, a placa garante que a substância não entre em contato com a gengiva, apenas com os dentes. O tratamento dura aproximadamente 3 semanas.
No consultório-A substância mais usada é o peróxido de hidrogênio, ou seja, água oxigenada, só que em altas concentrações. Uma opção mais moderna é associar o laser, que ativa as moléculas de oxigênio, tornando o processo mais rápido e eficaz. Em geral são necessárias duas sessões, mas os resultados já são observados logo na primeira.
Dúvidas mais comuns
As substâncias usadas no clareamento dental são seguras à saúde, apesar de já terem sido acusadas de carcinogênicas. Fique tranqüila, desde que sejam usadas em quantidades corretas e adequadamente por um profissional.
Ao contrário do que muita gente pensa o clareamento não enfraquece os dentes. Sua ação é limitada ao esmalte e n dentina, ou seja, é superficial, não afetando a estrutura dental.
A técnica só não é indicada para quem possui muitas restaurações, já que elas não conseguem ser clareadas. Quem tem poucas, até pode pensar em trocá-las por novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário