quinta-feira, 3 de setembro de 2009

China deve ser o 1ª país a vacinar contra gripe suína, diz OMS

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) elogiou nesta quinta-feira, 3, a primeira vacina local contra a gripe suína produzida na China e disse que uma segunda empresa chinesa espera ter aprovada sua versão de uma vacina contra o vírus A H1N1 na próxima semana.
"Os chineses foram muito rápidos e podemos congratulá-los por terem dividido seus resultados de pesquisa conosco", disse Marie-Paule Kieny, que chefia as pesquisas de vacina da agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta quinta-feira, a China conseguiu aprovação para uma vacina de dose única produzida pelo laboratório Sinovac Biotech Ltd. Marie-Paule disse que outra farmacêutica chinesa, a Hualan Biological Engineering Inc. "apresentou publicamente na semana passada os resultados de seus testes clínicos" e "parece esperar que a vacina seja aprovada na semana que vem".
"Parece provável que a China se torne o primeiro país a vacinar sua população" contra a gripe, que já matou pelo menos 2.185 pessoas em todo o mundo, acrescentou ela.
Também nesta quinta-feira, o laboratório suíço Novartis informou que um estudo mostra que os pacientes podem necessitar de apenas dose de sua vacina Celtura para se proteger contra o vírus.
Segundo o Novartis, a vacina apresentou uma resposta imunológica forte e potencialmente abrangente em 80 dos 100 pacientes testados após uma dose e em mais de 90% após a aplicação de duas doses. A vacina foi bem tolerada pelos pacientes e dor no local da aplicação foi o efeito mais comum citado pelas pessoas que se submeteram ao teste.
A notícia sobre a alta efetividade da Celtura é uma boa notícia, tendo em vista que a produção da vacina contra gripe suína deve ser menor do que a da vacina contra a gripe comum. A Novartis disse que um estudo maior, com mais de 6 mil adultos, está sendo realizado, mas não divulgou maiores detalhes.
Na Noruega, as autoridades divulgaram a primeira morte pela gripe suína no país. "Um homem dinamarquês morreu por causa da gripe A H1N1. Aparentemente ele estava na Noruega a trabalho", disse Unni Harsten, porta-voz do Instituto de Saúde Pública Norueguês. A vítima trabalhava como motorista.
A Venezuela, que menos de dois meses atrás não havia registrado nenhuma morte pela gripe suína, informou hoje que 41 pessoas morreram por causa da doença no país. O ministro da Saúde, Carlos Rotondaro, disse que 4 mil testes foram realizados em pessoas que apresentavam sintomas da doença e que 970 apresentaram resultado positivo. Rotondaro disse que as mortes foram de pessoas que tinham doenças crônicas ou problemas no sistema imunológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário