quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Gripe suína no Brasil

Os Estados de Minas, Rio Grande do Sul e Goiás confirmaram nesta quarta-feira mais mortes em decorrência da gripe suína --a gripe A (H1N1). Nos últimos dias, as secretarias de saúde do Paraná, Rio, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal também confirmaram novos óbitos e, com isso, o total de mortes no país já chega a 1.047 --segundo dados das secretarias. Também nesta quarta, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou as 327 mortes referentes ao Estado divulgadas pelo Ministério da Saúde na semana passada --o maior número do país. Por telefone, o órgão informou que os dados sobre a doença em São Paulo deverão ser divulgados apenas pelo ministério de agora em diante.
De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira (16) passada, foram confirmadas 899 mortes no país de pacientes com a gripe suína.Porém, segundo os dados das secretarias de Saúde, o número de óbitos registrados por Estado é de: São Paulo (327), Paraná (242), Rio Grande do Sul (183), Rio de Janeiro (81), Santa Catarina (69), Minas Gerais (75), Goiás (33), Mato Grosso do Sul (8), Mato Grosso (7), Distrito Federal (6), Bahia (4), Amazonas (2), Espírito Santo (2), Roraima (1), Pará (1), Paraíba (2), Rondônia (1), Acre (1), Rio Grande do Norte (1), Piauí (1). A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.
O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário