quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Norte-americana recupera visão graças a implante de "lente de dente" no olho

Uma mulher norte-americana de 60 anos que estava cega há quase uma década recuperou a visão após uma cirurgia que envolve o implante de um dente da paciente em seus olhos, convertido em lente.
A técnica teve origem na Itália e foi aplicada pela primeira vez nos Estados Unidos.
A bem-sucedida operação foi realizada no Instituto de Olhos Bascom Palmer, da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami, informaram os médicos.
A técnica, que foi desenvolvida na Itália, denominada Osteo-Odonto-Queratoprótese Modificada, possibilita recuperar a visão por meio do implante nos olhos do paciente de um fragmento de dente, que é esculpido e permite uma prótese de lente.
"Estou esperando para ver meus sete netos mais novos pela primeira vez", disse a mulher, natural do estado do Mississippi, que ficou cega em 2000 devido à chamada síndrome Stevens-Johnson, uma estranha doença que destrói as células na superfície do olho.
"Isto é realmente um milagre", afirmou a mulher, cuja identidade não foi revelada pelos médicos. "Para alguns pacientes cujos organismos rejeitam uma córnea artificial ou transplantada, este procedimento 'de último recurso' implanta um dente do paciente no olho para permitir uma prótese de lente e restaurar a visão", explicou o médico Victor Perez, do Instituto de Olhos Bascom Palmer.
"No caso de nossa paciente, implantamos seu dente canino", acrescentou.
"Os pacientes nos Estados Unidos têm agora acesso a essa complexa técnica de cirurgia, que estava disponível apenas em um limitado número de centros", disse Eduardo Alfonso, médico e diretor do Instituto de Olhos Bascom Palmer, considerado o mais importante dos Estados Unidos na especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário