sábado, 17 de outubro de 2009

Cientistas indianos desenvolvem granada de pimenta

As forças de segurança indianas receberam um inusitado "presente" dos cientistas: uma granada carregada com uma pimenta moída tão picante que seu uso militar é mais indicado que o gastronômico.
"Será aplicada basicamente contra a insurgência. Não deixa ferimentos: quando explode, uma fumaça da pimenta moída [deixa o inimigo] temporariamente incapacitado", descreveu à Agência Efe um porta-voz da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO, em inglês), em Nova Délhi. A bhut jolokia, uma pimenta vermelha que cresce no estado indiano de Assam, gerou a curiosidade deste organismo subordinado ao Ministério da Defesa indiano, que a descreve como "a mais picante do mundo".
Por enquanto, o uso dessa pimenta se limitou ao carregamento de granadas que, ao atingir o objetivo, lancem uma fumaça e que atuem como gás lacrimogêneo.
A fonte do DRDO, que pediu para não ser identificada, explicou que alguns corpos "paramilitares" da Índia --os que normalmente realizam operações nas áreas de fronteira, algumas das quais o gigante asiático disputa com vizinhos-- já receberam a "bomba de pimenta", mas não confirmou se ela já foi usada.
A pimenta foi colhida em Assam e tratada com produtos químicos em um laboratório do DRDO em Gwalior, no centro da Índia, mas os responsáveis se recusaram a dar detalhes à Efe sobre os ingredientes desta espécie de arma militar.
Um porta-voz do DRDO em Assam constatou que a bhut jolokia é "a pimenta mais picante do mundo", e louvou a qualidade de suas sementes.
"A aplicação deste alimento é baseada no conhecimento tradicional", disse a fonte, por telefone, insistindo em que a bomba não é letal.
A função da pimenta não será agora dar mais sabor aos já picantes pratos indianos, mas reprimir distúrbios e ajudar na luta contra "o terrorismo", de acordo com este porta-voz.
A nova arma pode ser utilizada também para, em vez de invadir um esconderijo de insurgentes, optar por lançar "granadas picantes" e obrigar que os rebeldes saiam do local, mas as fontes reiteraram que as Forças Armadas serão responsáveis por determinar o uso.
Um cientista do DRDO citado pela agência indiana Ians fez especulações e disse que a bhut jolokia poderia servir também de alimento para os soldados posicionados em grandes alturas --como na Caxemira-- e atuar como termostato corporal.
"Estamos realizando experimentos científicos para saber se a bhut jolokia poderia ser incorporada ao menu dos soldados em grande altura, para mantê-los aquecidos", disse R.B. Srivastava, diretor da divisão de Ciências da Vida do DRDO.
Também foi explorada a possibilidade de que um pó elaborado a partir desta pimenta fosse usado como "repulsivo" contra elefantes, em alguns estados onde estes animais invadem povoados, segundo Srivastava.
A pimenta é um ingrediente fundamental da cozinha indiana e, algumas vezes, acompanha inteira o frango ou o cordeiro.
Esse ingrediente deixa o prato mais picante quando adicionado em forma de pimenta à masala, uma popular mistura de condimentos na Índia que pode levar gengibre, alho, cebola, cravo e várias especiarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário