terça-feira, 27 de outubro de 2009

Contra a gripe suína, Canadá inicia maior campanha de vacinação de sua história

O Canadá iniciou nesta segunda-feira a maior campanha de imunização de sua história com a distribuição de vacinas contra o vírus da gripe suína (A H1N1) para os grupos considerados de alto risco.
As autoridades canadenses determinaram que os menores de cinco anos, pessoas com doenças crônicas e mulheres grávidas assim como os trabalhadores do setor de saúde serão os primeiros a receber a vacina.
A campanha para vacinar à população geral deve começar em duas ou três semanas, segundo autoridades sanitárias do país.
Mas o governo canadense reconheceu que embora as mulheres grávidas sejam um dos grupos prioritários, até a semana que vem, Ottawa já não terá a sua disposição as primeiras doses da versão da vacina destinada a este grupo.
David Butler-Jones, diretor sanitário do Canadá, reconheceu que cada vez mais canadenses estão contraindo a nova gripe, apesar dos dados hospitalares ainda não estarem disponíveis.
Essa informação foi confirmada pela ministra da Saúde canadense, Leona Aglukkaq, que na sexta-feira disse que o Canadá já estava imersa na segunda onda de infecções do vírus H1N1.
Os últimos dados oficiais dados divulgados dia 22 de outubro dizem que 86 pessoas morreram em todo o país vítimas da gripe A.
Ottawa comprou 50,4 milhões de dose da vacina contra o vírus H1N1, suficiente para cobrir as necessidades de seus quase 34 milhões de habitantes.
Mas uma pesquisa divulgada na semana passada mostra que só 51% dos canadenses afirmaram estarem interessados em receber a vacina.
Vários países do hemisfério norte iniciaram campanhas de vacinação contra a gripe suína nos últimos dias, em preparação para a temporada de gripe que acompanha o inverno na região. No último dia 16, o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, anunciou que a campanha de vacinação contra a gripe suína será realizada entre março e abril do próximo ano no país, antes do inverno do hemisfério sul. O ministro não prevê a imunização de toda a população, mas garantiu que as pessoas que fazem parte de grupos de risco serão vacinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário