sábado, 31 de outubro de 2009

Ucrânia fecha todas as instituições de ensino devido à gripe suína

A primeira-ministra ucraniana, Yulia Timoshenko, ordenou nesta sexta-feira o fechamento de todas as escolas e universidades do país pelas próximas três semanas devido à epidemia de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). O país, que tem 47 milhões de habitantes, assiste a uma explosão do número de casos de gripe suína, de acordo com o ministro da Saúde, Vasyl Kniazevich.Segundo Timoshenko, em breve, as autoridades ucranianas também ordenarão quarentenas nas nove regiões onde a gripe suína já é epidêmica, pelo que se proibirão também durante 21 dias todas as atividades públicas e reuniões de massas, incluindo shows e cinemas. Haverá ainda um "regime especial que estipulará restrições ao deslocamento dos cidadãos de uma região a outra sem motivo especial".
Durante reunião do governo com a comissão estatal de luta contra as epidemias, Timoshenko anunciou que o executivo atribuirá US$ 60 milhões para combater a propagação da doença e que viajará à zona mais afetada pela epidemia --as regiões de Zakarpatsk, Chernov, Rovensk, Volynsk e Jmelniktsk-- para conhecer de perto a situação.
O surto epidêmico, que veio à tona terça-feira passada (27), explodiu na região de Ternopol, no oeste da Ucrânia, onde 38 mil pessoas contraíram o vírus. Destas, 951 tiveram que ser hospitalizadas.
Recentemente, em três regiões do oeste do país, 30 pessoas morreram devido a pneumonia virótica. Segundo o escritório de imprensa do Ministério da Saúde, pelo menos um dos casos de morte que foi diagnosticado inicialmente como pneumonia virótica foi provocado pela gripe suína. "Só podemos dizer por enquanto que, durante a epidemia, morreram 30 pessoas".
Ele acrescentou que as autoridades estudam a possibilidade de implantar uma quarentena não só nas regiões ocidentais "mas em todo o país, porque o vírus se propaga com grande rapidez".

Nenhum comentário:

Postar um comentário