sexta-feira, 7 de agosto de 2009

191,7 mil tratamentos contra gripe foram distribuídos nesta semana, diz ministério

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (7) que distribuiu nesta semana 191,7 mil tratamentos contra a nova gripe. Desde o dia 25 de abril, já foram distribuídos no país 387,5 mil tratamentos para adultos e crianças, comprados da empresa Roche e também fabricados por Farmanguinhos.Segundo o ministério, novas remessas estão previstas. Até o final de agosto, serão mais 881,5 mil tratamentos, totalizando cerca de 1,2 milhão. De acordo com o órgão, ainda há estoque para a fabricação de mais 8,79 milhões de tratamentos.
Após o envio, os remédios chegam aos estados, segundo o ministério, em até 48 horas.
Mesmo com os medicamentos, pacientes reclamam de falta de tratamentos ou de demora para recebê-los nos centros de distribuição dos estados. Em São Paulo, há casos de pessoas que procuraram diversas unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e não conseguiram o remédio. Em Curitiba, pacientes chegaram a esperar por 17 horas para receber o Tamiflu -que é uma dos nomes comerciais do oseltamivir.
Segundo o ministro José Gomes Temporão, em entrevista à rádio CBN nesta sexta, há uma "gigantesca demanda mundial pelo medicamento" e que "podem estar acontecendo problemas pontuais." "As pessoas estão tendo acesso ao remédio, mas com critério", disse. Cabe a cada estado definir como vai distribuir o Tamiflu.
No começo desta semana, o ministério incluiu no protocolo de combate à nova gripe a permissão para que médicos particulares pudessem receitar o medicamento. Eles serão responsáveis pela indicação e os estados, pela distribuição. Mesmo com a flexibilização, a compra do fosfato de oseltamivir –nome da substância do antigripal– em drogarias não será possível. Na segunda, o ministro justificou a concentração do medicamento nos serviços públicos como medida para evitar uma “corrida às farmácias.” De acordo com Temporão, a distribuição indiscriminada do remédio pode provocar resistência do vírus ao Tamiflu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário