quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Treinador assume culpa por doping, e clube diz que atletas são vítimas

O treinador Jayme Netto, do clube Rede Atletismo, assumiu a culpa pelo doping de Bruno Tenório, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre. Ele disse que a eritropoietina recombinante (EPO) foi aplicada duas vezes em cada atleta, em injeções na barriga. Eles estavam se preparando para o Mundial de Berlim, que começa no dia 15. Jayme disse que as doses foram receitadas pelo fisiologista Pedro Balikian. Ele não sabia que a dose seria considerada doping. Presidente do clube, Jorge Queiroz de Moraes, estava ao lado de Jayme nesta manhã e disse que os atletas foram vítimas.
- Tenho a absoluta certeza de que os atletas são vítimas. Eles não sabiam o que estavam tomando. Mas os dois técnicos sabiam. Isso é lamentável. Foi um choque brutal - afirmou.
Jayme era treinador de Bruno Tenório, Jorge Célio Sena e Lucimara Silvestre. Os outros atletas eram treinados por Inaldo Sena. Como foi Jayme quem indicou Pedro Balikian ao cargo de fisiologista, ele assumiu toda a culpa.
Na terça-feira, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) informou que os atletas foram flagrados com a eritropoietina recombinante (EPO), substância que estimula a produção de energia aeróbica. O treinador acredita que o teste-surpresa, feito no dia 15 de junho, em Presidente Prudente, foi solicitado após uma denúncia. Segundo ele, esse tipo de exame não é realizado em atletas velocistas.
Os atletas, que já estavam na Alemanha, chegaram ao Brasil na manhã desta terça-feira e foram direto para o clube, em Bragança Paulista.
Após reunião, Jayme falou com a imprensa. Os atletas não quiseram se pronunciar. O treinador disse que abandonará o esporte de alto rendimento, mas que, a pedidos, continuará treinando três atletas do clube Rede Atletismo.
- O atletismo acabou para mim. Não tenho mais condições de enfrentar esse esporte. Não consigo encarar as pessoas. Não dou conta mais. Eu acreditei nele (em Pedro Balikian). Prefiro não acreditar que ele me enganou, mas que nós dois fomos enganados. A decepção é muito grande, mas todo mundo tem o direito de errar. Refleti muito..Dos cinco atletas flagrados no antidoping, três disputaram os Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado: Bruno, Lucimara e Josiane. Bruno ajudou o Brasil a ficar com quarta colocação no 4x100m, prova vencida pela Jamaica de Usain Bolt. Em Berlim, Bruno e Jorge Célio Sena competiriam tanto no revezamento quanto nos 200m rasos.
Lucimara disputaria o heptatlo na Alemanha, e Josiane o 4x400m. Luciana França correria os 400m com barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário