segunda-feira, 31 de agosto de 2009

---SAMU - AA EMERGÊNCIA

Comunicado de utilidade pública
As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual apessoa a contactar na longa lsta de telefones existentes no celular do acidentado.
Para tal, o SAMU lança a ideia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contactos o NUMERO DA PESSOA a contactar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contacto em primeiro lugar na lista de contactos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos. É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação.

5 comentários:

  1. Bom dia!
    A mensagem não partiu do SAMU.
    Este é uma natigo e-mail que partiu de algum engraçadinho, como sempre, e foi se modificando até em Portugal dizer ter sido uma mensagem da Cruz Vermelha ou do INEM e a mesma, claro, não partiu destes órgãos. Não está padronizado nenhum sistema deste gênero", e nem existe qualquer valia nesta recomendação.
    As equipes de emergência que se deslocam ao local de um acidente têm como prioridade prestar assistência às vítimas e não fazer telefonemas que até poderiam alarmar injustificadamente os familiares. Esses procedimentos cabem ao estabelecimento hospitalar para onde a vítima for transportada.

    abraços!

    MAX [bombeiromax@gmail.com]
    Bombeiro militar, Emergencista
    e graduando em Enfermagem.

    ResponderExcluir
  2. Saiu no jornal.
    http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=21&noticia=71381

    ResponderExcluir
  3. Prezado blogueiro,

    Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.

    A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

    Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

    O SAMU/192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia e é acionado com uma chamada gratuita para o número de acesso universal 192.

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    Para mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  4. Henrique Z. Tomassi1 de julho de 2010 às 10:12

    Isso é lorota. Se o seu celular for roubado, os bandidos ligarão para o "AA Emergencia", sabendo que é alguém muito próximo do dono do celular, e tentar o golpe do "sequestro por telefone". Não ressalte no seu celular o número de alguém!

    ResponderExcluir
  5. " Samu alerta sobre problema comum em acidentes
    09/06/2010 - 11h45m

    *Da Redação
    redacao@portalibahia.com.br

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), alerta a população sobre um situação muito decorrente. As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes em estradas, os feridos possuem celulares, porém, na hora de intervir pelos doentes, não sabem para quem devem ligar.

    Por conta disso, o Samu lança uma idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua lista de contatos o número da pessoa a contactar em casos de emergência. Deverá ser feito da seguinte forma: ‘AA Emergência’’ ( as letras 'AA' são para que este contato apareça sempre em primeiro lugar na agenda).

    O Samu alerta sobre essa questão e pede a colaboração de toda a população."

    FONTE: http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=229196&modulo=31

    ResponderExcluir