sábado, 29 de agosto de 2009

Confusão perigosa

Diabéticos não diferenciam produtos light de diet.Apesar de consumirem alimentos diet e light com frequência, cerca de 90% dos portadores de diabetes tipo 2 - a forma da doença associada ao estilo de vida - não sabem a diferença entre eles. Além disso, não costumam ler os rótulos dos produtos antes de levá-los para casa e não se preocupam com a quantidade consumida. Esses são os resultados de um estudo feito pela nutricionista Paula Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto.
A conclusão do trabalho - realizado com 120 pacientes da rede pública de saúde - é preocupante. "A falta de conhecimento pode prejudicar o controle da dieta e das taxas de açúcar no sangue, fundamental para prevenir as complicações da doença", diz o médico Laércio Franco, de Ribeirão Preto, orientador da pesquisa.
Alimentos diet são aqueles em que houve a exclusão de algum ingrediente da fórmula original. Pode ser o açúcar, o sódio, a manteiga ou qualquer outro. Portanto, um produto diet pode ser livre de sal, mas ainda assim conter altas taxas de açúcar. Já os alimentos light apresentam uma redução mínima de 25% do valor energético total (as calorias) ou na concentração de algum nutriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário