quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gripe suína: Ceará confirma 49 casos; 3 deles em Quixadá

No Ceará, até 11 de agosto de 2009 a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará notificou 170 casos suspeitos de Influenza A (H1N1), estes 49 (28,8%) foram confirmados e 44 (25,8%) descartados, 77 (45,2%) estão em processo de investigação.
Treinamento para conter a nova gripe
Profissionais da área de saúde participaram nesta quinta-feira (13) de um treinamento para identificar e impedir o contágio pela nova gripe. Eles receberam orientações junto com pessoas atendidas pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, que funciona no complexo hospitalar da Faculdade de Medicina da UFC.
Os mesmos conselhos foram repassados também para pessoas hipertensas ou diabéticas do Centro do Idoso, no bairro Presidente Kennedy. Quem sofre de doenças crônicas tem mais chance de desenvolver complicações ao contrair a gripe A.Tamiflu deve ser monitorado para bebês e gestantes-A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou ontem para o fato de que bebês com menos de 1 ano e grávidas que receberam o remédio contra a gripe suína (fosfato de oseltamivir ou Tamiflu) devem ser acompanhados cuidadosamente por seus médicos nas primeiras 48 horas após a primeira dose e também depois para a avaliação de possíveis efeitos adversos.
No caso das crianças, a avaliação deve se repetir em 30 dias após o primeiro uso do tratamento. Para as gestantes, em até 30 dias após o parto, também para a verificação de eventuais prejuízos aos recém-nascidos.“Os profissionais devem prorrogar sua preocupação após receitar o remédio”, afirmou Dirceu Barbano, um dos diretores da agência. Segundo enfatizou, o alerta é necessário porque não há larga experiência de uso da droga nessas populações e não se conhece seus efeitos. Além disso, por questões éticas, não são realizados estudos com bebês e gestantes. A droga vinha sendo utilizado principalmente contra a gripe sazonal, que afeta mais idosos.A agência recomenda que todos os profissionais de saúde informem o órgão sobre eventos adversos. Já estuda, porém, inclusive entrevistas diretas com pacientes que receberam o medicamento para buscar eventuais problemas. No Brasil, pelo menos 107 gestantes tiveram a doença e se recuperaram, mas não há ainda dados sobre quantas receberam a droga.Em julho a agência já havia feito outro alerta, para o risco de utilização de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico, como a Aspirina, em crianças com sintomas associados às infecções virais como as gripes. O cuidado se deve ao risco que crianças e adolescentes têm de desenvolver a Síndrome de Reye, que gera vômito, letargia, agressividade e convulsões

Nenhum comentário:

Postar um comentário