segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Secretarias confirmam mortes por gripe suína em quatro Estados; total chega a 85

As secretarias de Saúde dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia confirmaram nesta segunda-feira um total de nove mortes em decorrência da gripe suína --a chamada gripe A (H1N1). Com isso, o número de óbitos no país subiu para, ao menos, 85. Em Santa Catarina, foram confirmadas as primeiras três mortes em consequência da doença. Duas das vítimas são da cidade de Concórdia e uma de Tubarão, mas os detalhes sobre as vítimas ainda não foram divulgados.
Já no Rio Grande do Sul, foram divulgadas mais quatro mortes, elevando para 29 o número de vítimas. Duas das quatro mortes ocorreram em Passo Fundo, uma em Santa Maria e outra em Novo Hamburgo.Também nesta segunda, a Secretaria da Saúde da Bahia confirmou a primeira morte por gripe suína no Estado. O paciente, de 50 anos, morava em Salvador e morreu no dia 28 de julho. Ele era hipertenso --um dos fatores de risco apontados pelo Ministério da Saúde.
Em Olinda (PE), morreu nesta segunda-feira uma adolescente mineira de 17 anos, que visitava a cidade e estava internada havia alguns dias.
Com as novas confirmações, o total de mortes no país sobe para, pelo menos, 85. Balanço divulgado na sexta-feira (31) pelo Ministério da Saúde somava 56 mortes no país. Porém, desde então, foram confirmadas mais mortes no Rio; no Rio Grande do Sul --que já havia confirmado outras mortes na sexta--; e em São Paulo; além das confirmações de hoje.
São Paulo
Hoje também, a Prefeitura de Amparo (a 133 km de São Paulo) confirmou a primeira morte em decorrência da gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- na cidade. Trata-se de um homem, de 57 anos, morador de Hortolândia (a 109 km de São Paulo), que estava internado em uma unidade psiquiátrica na cidade quando apresentou os sintomas da doença.
Mais cedo, a Secretaria da Saúde de Valinhos (85 km de São Paulo) confirmou a segunda em consequência da doença na cidade. Também hoje, as Secretarias da Saúde de Pernambuco e da Bahia confirmaram mortes em decorrência da gripe suína.
Também no interior do Estado, a cidade de Bauru (329 km de São Paulo) registrou no fim de semana a primeira morte pela doença. A vítima, uma jovem de 22 anos, foi enterrada domingo (2).
O Estado de São Paulo tem o maior número de mortes confirmadas no país: com 37 óbitos segundo o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na última sexta-feira (31). Embora as prefeituras de municípios tenham divulgado novas mortes neste fim de semana e hoje, os casos ainda não foram contabilizados pela secretaria do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário